Bar da Esquina (24h)

Sunday, December 03, 2006

Los Hermanos, Anna Júlia e a mídia "especializada"

Para se inteirar no que vou falar, leia o link.
Leu? Então, vamos começar.

Sinceramente eu não sei porquê de tanta onda em cima dessa música. Tudo bem, "Anna Júlia" até pode destoar da fase atual dos Los Hermanos. Fase esta recheada de lirismo, músicas "cabeça" e pseudo intelectualidade (e antes de me pichar saiba que eu curto LH).

Pô, mas "Anna Júlia" foi o primeiro sucesso dos caras. A música que trouxe os caras para o sucesso. Não dá pra disfarçar isso. Além disso, a música não é tão "boba" e "fútil" como se apregoa. Perto dessa mediocridade geral aí instalada ela é boa.
O pior de tudo é que isso nem da banda vem. Vem de seu público elitizado que lê a revista Bravo, o "Caderno 2" do Estadão e acham que sabem de tudo de cultura.
Seria como se Chico Buarque renegasse "A Banda" e Caetano renegasse "Alegria, Alegria".

Aliás, acontece algo engraçado com os Los Hermanos....

Eles viraram aquele tipo de artista que são os queridinhos da crítica especializada e do pessoal formador de opinião. Assim como Chico Buarque, o grupo também não sofre críticas e nem matérias negativas. Enfim, é cult e isso basta.
Quer ver dois exemplos?

- Conhece aquela música "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar", do Odair José?
- Horrível, não? Brega ao extremo. Indecente e com rimas pobres. Música de empregada doméstica.
- Opa, peraí. Os Hermanos gravaram? Ah, ouvindo bem até que não é tão ruim, né?

- Outro dia baixei uma música dos Los Hermanos, chamada "Traumas", conhece? É linda, poética, enfim, é maravilhosa.
- Sim, sim. Minha vó tem um CD do Roberto Carlos velhão que tem essa música.
- Essa música é dele???
- Sim. Eu também me surpreendi.
- É, pensando bem ele tem músicas boas cantada pelos outros.
(Esta última frase é uma das que mais me incomodam. É puro preconceito. Outra hora falo sobre RC)

Isso é histórico, sabe! Desde que existe separação de classes sociais esse corporativismo existe. E vêm dos dois lados. O legal é ouvir Los Hermanos e Chico Buarque ao mesmo tempo que ouve Black Eyed Peas e O Rappa e com uma pausa pra Roberto e Erasmo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home