Bar da Esquina (24h)

Monday, June 26, 2006

Ato 123 - Discos perdidos por aí

A partir de hoje inauguro esta seção do blog, que visa redescobrir (ou descobrir) algumas pérolas fonográficas de nossa música que fizeram sucesso (ou não) em algum período.



João Ricardo - João Ricardo (Philips 1975)

Pra começar nossa viagem por coisas bizarras, esquecidas e trashs, vou falar desse disco aí de cima. Você não sabe quem é João Ricardo? Eu também mal sabia quem ele era até o ano passado, quando comecei a ouvir pra valer o Secos & Molhados .

João, foi o criador do grupo e compositor de todas as músicas dos Secos, banda que provocou grande catarse no biênio 1973-1974.

Pois bem, o grupo em sua formação clássica (Ricardo, Conrad e Ney Matogrosso) terminou em 1974. Cada um seguiu seu caminho, tentando alçar vôo solo. Foi quando em 1975, João Ricardo lança este disco da foto. Intitulado com seu nome, o LP mantém a mesma fórmula do S&M nas músicas e na "pose". Muito glitter, tanto que ficou conhecido como o "disco rosa". João declarou na época: "Nenhum viado teria a coragem de fazer a capa que fiz"

Foi o único álbum solo de Ricardo que fez algum sucesso, incluindo aí um bisonho clipe para o "Fantástico" da música Vira Safado, que eu ouvi dia desses e até que é legalzinha. Uma paródia do clássico "O Vira" do mesmo autor.

Na verdade, essa é a primeira tentativa dele de continuar aproveitando o nome dos S&M até o bagaço. Outras tentaivas viriam em 1978,1980,1988 e 1999. Sem sucesso algum.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home